sábado, 27 de dezembro de 2008

Temperatura

Acho que pra quem tá acostumado com o clima do Brasil, a temperatura lá em Munique vai ser meio estranha no começo. Estava procurando uma média de temperatura durante o ano, olha o que achei (mínima e máxima):

Munich weather in January

1°C / 34°F
-5°C / 23°F

Munich weather in February

3°C / 37°F
-4°C / 25°F

Munich weather in March

8°C / 46°F
0°C / 32°F

Munich weather in April

13°C / 55°F
3°C / 37°F

Munich weather in May

18°C / 64°F
7°C / 45°F

Munich weather in June

21°C / 70°F
10°C / 50°F

Munich weather in July

23°C / 73°F
12°C / 54°F

Munich weather in August

23°C / 73°F
12°C / 54°F

Munich weather in September

19°C / 66°F
8°C / 46°F

Munich weather in October

13°C / 55°F
4°C / 39°F

Munich weather in November

6°C / 43°F
0°C / 32°F

Munich weather in December

2°C / 36°F
-4°C / 25°F

Uhu! Super quentinho! ;)

Mas tudo bem, eu até gosto de frio, e acho que finalmente vou conhecer neve pessoalmente. :)

Pra quem quiser acompanhar meu sofrimento dentro da geladeira é só olhar nesse site, tem bastante informação sobre o tempo (até demais!).

Munich, DL (Aeroporto)
Actualizado: 31 min 23 sec ago
Overcast
-2 °C
Céu Encoberto
Sensação Térmica: -9 °C
Humidade: 69%
Ponto orvalho: -7 °C
Vento: 26 km/h / 7.2 m/s from the ESTE

Pressão: 1031 hPa (Estável)
Visibilidade: 10.0 Quilómetros
UV: 0 out of 16
Nuvens:
Céu Encoberto 822 m
(Acima do nivel no solo)
Altitude: 529 m


Detalhe pra temperatura agora e a sensação térmica. Delícia! :P

E tanto me torram a paciência por causa da minha vontade de ir pra Islândia! Sabe quanto tá a temperatura lá agora? 8 °C! A sensação térmica? 4 °C! Rá! Islândia é o que há! Reykjavik (a capital) está nos meus planos de visitação! ;)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Rumo às Zuropa

Depois de milhares de anos sem postar nada aqui resolvi aparecer pra divulgar uma novidade. Consegui uma vaga e uma bolsa de doutorado na Alemanha. Mais especificamente na TUM! Technische Universität München. Ou no mais tupiquinês: Universidade Técnica de Munique.

As atividades acadêmicas começarão no máximo até 31 de março então é certo que antes disso já devo estar lá. Antes disso tenho que providenciar visto, passagem e afins aqui em Brasília ainda. E depois, terei que arranjar moradia, documentação de residente e arrumar a vida para esses próximos anos naquela terra. A previsão é que eu fique no doutorado até dezembro de 2011, pelo menos é o prazo máximo da minha bolsa. Let's see.

Acho provável que com esses acontecimentos e datas, o mochilão acadêmico tenha que ser prorrogado um tanto. Acho que morando lá vai ser mais fácil planejar e viajar mas tenho que esperar baixar a poeira dos primeiros meses e ver qual o esquema e o ritmo de loucura do PhD pra depois começar a planejar qq coisa novamente.

Bem, minha cruzada no momento será conseguir o visto (tenho que ir à embaixada mas nesse final de ano e todos os seus feriados fica meio difícil) pra poder ter uma idéia de quando marcar a ida (eu comprarei a passagem e o programa Eubranex - que me concedeu a bolsa - fará o reembolso). Gostaria de ir pelo menos até meio de març
o pra ajeitar um mínimo de coisas por lá antes da pauleira começar de vez.

Outro problema é arranjar casa naquela terra. Munique é meio famosa por ser uma das cidades mais caras da Alemanha. Cidade grande, muitas sedes e empresas na cidade. Dinheiro rolando à beça lá. E eu, estudante, lascada e mal paga, me dei mal. :P Não que eu esteja reclamando, de modo algum, mas terei que ver como funciona essa coisa de apartamento lá. Pensei em ficar nas casas de estudante da TUM mas aparentemente a fila de espera tem anos-luz de comprimento e acho que de qq forma terei que arranjar um apt logo se eu quiser ter um teto pra me abrigar no começo da primavera. Se alguém souber de algo ou conhecer alguém que possa indicar alguma coisa por lá, é só avisar! Será uma muito bem-vinda dica.


Mas além disso, Munique, capital da região da Bavária, é famosa também por abrigar a Oktoberfest original (uhu pra mim, hein?! rá! :P), por ser a cidade mais bonita da Alemanha (dizem!), ser a cidade do time de futebol Bayern München (pra quem gosta de futebol, preferia que tivesse um time bom de handebol!) e por possuir algumas sedes de empresa como a BMW, Allianz, Infineon e centrais alemãs da Adobe, Amazon, Microsoft, Oracle, Yahoo e Coca-Cola. Estão vendo de onde vem o alto custo de vida da cidade, né?


Anyway, that's all folks. Quando tiver alguma outra novidade sobre a viagem postarei por aqui. See you later guys! ;)

domingo, 2 de março de 2008

A Mochila

Uma coisa que acho importante para esse tipo de viagem é a sua casa nas costas, vulgo mochila. :) Pra quem me conhece sabe que eu nunca chegaria numa loja sem informação alguma (leia-se: horas de google e planilhas do excel) e comprar a primeira mochila que eu gostasse.

Nesse intuito, sabendo da importância e do preço da dita cuja (caaaara!) e depois de muita pesquisa, cheguei a uma marca e modelo. Gostei muito das mochilas da Deuter (leia "dóiter" pq a marca é alemã). Principalmente da linha Traveller que além de terem tamanhos bons pra uma viagem mais longa (de 60L pra cima) elas são mais discretas e têm menos detalhes externos pros cacarecos típicos de viagens na natureza (como essas aqui). E pq isso é vantagem? Bem, eu achei mais seguro e apropriado pra mochilar pois ela me parece menos vulnerável (tem um material resistente, poucos aberturas, zíper com espaço pra cadeado...). E tem uma coisa muito boa que é mochila de ataque (aquela mochilinha destacável que vem acoplada no mochilão). Bom pra deixar o mochilão no albergue e carregar só o essencial nos passeios. ;)

Então... minha dúvida ainda é quanto ao tamanho da moça já que dos modelos que vi fiquei em dúvida entre a 55+10L e a 80+10L (a 60 e a 70L não são expansíveis, além da qualidade da 60L ser pior). Elas são iguaizinhas (as separações internas, os ajustes, a expansão - esse +10 do volume delas - as proteções e tal). O que muda é a cor (que não importa muito pra mim até pq as duas cores são bonitas: azul com cinza ou preto com cinza), o tamanho e o preço obviamente. Ah, e em teoria a 55+10L tem uma estrutura diferenciada pra mulheres ou pessoas de menor porte em geral (SL) o que, sinceramente, não vi muita diferença mas no site explica o que é.

Aliás, o preço é algo sério... lembro de ter comprado mala grande com a Patty antes dela ir pra Austrália e ter pago lá pelos 300 reais. Eu já achei caro. Agora chuta quanto é a Traveller 80+10L... Sai pela bagatela de 800 reais (e olha que eu pesquisei!)!!! Ai meu bolso!! Mas é o tipo de mochila pro resto da vida tb (sério, ela tem garantia vitalícia!). Aí que está o dilema... a 55+10 é lá pelos 700 reais. Por 100 reais a mais eu pensaria em levar a maior (eu gosto de pensar que se eu precisar de espaço eu terei). Não quero encher a mochila (ai minhas costas) mas numa necessidade de espaço eu não precisaria me preocupar. Dúvida cruel.


E ainda tem uma última "coisinha" que pega. 800 reais?!? Por uma mochila?! Pela mãe do guarda! Vai ser caro assim na... deixa pra lá. Entonces... me sentindo ultrajada por esse abuso de preço (apesar da mochila ser realmente something else) eu fui pesquisar a mesma mochila nos estaites (EUA!)... sabe quanto? Hmm... a Traveller 80+10 vc encontra por uns 230 dólares! Sim, nova e inteira. Convertendo daria quase 390 reais. Pode um negócio desses? Aff... Menos da metade do preço. A 55+10L sai por volta de 210 dólares, que em reais fica uns 350 (cotação de hj: 1,68). Tb metade dos 700 reais nas prateleiras brasileiras. A solução? Vou tentar comprar nos EUA mesmo (se tudo der certo e eu conseguir ir pra lá no meio do ano... meio que à trabalho).

Essa é a idéia after all. Espero que funcione.

Ah, um comentário que esqueci de fazer... a 80+10L é enoooorme. Tive a oportunidade de colocar nas costas e cabe quase uma pessoa dentro. Uma Maíra eu sei que cabe mas ela já vai estar com a super mochila dela (provavelmente a 55+10L) tb então não vale. ;) Apesar da mochila ser bem grande, espaçosa e tal, só tenho elogios a ela... veste muuuito bem e tem ajustes que aliviam demais o volume e peso da tralha.

;)

sábado, 26 de janeiro de 2008

Eurail Pass

Eurail
http://www.eurail.com/

Vc paga por um passe (lá no site tem várias modalidades pra se adequar a cada viajante) e transita livremente nos trens de um país a outro sem ter que ficar comprando bilhete a toda hora. É meio caro (por volta dos 700 euros) mas se vc pensar bem que vc pode visitar vários países pagando uma vez só parece que vale a pena (e sem enfrentar fila nem burocracia nem aeroporto).


Aqui está a lista de países cobertos pelo Eurail:
* Austria
* Belgium
* Bulgaria
* Croatia
* Czech Republic
* Denmark
* Finland
* France
* Germany
* Greece
* Hungary
* Ireland
* Italy
* Luxembourg
* Montenegro
* Netherlands
* Norway
* Poland
* Portugal
* Romania
* Serbia
* Slovenia
* Spain
* Sweden
* Switzerland

Acho que deve ser muito bom, ainda mais em um mochilão, vai que vc resolve mudar de planos e de repente entrar num trem pra um país que nem estava no roteiro. Já ouvi relatos disso e quase sempre acaba numa surpresa boa. :)

Começou essa semana...

Apesar de já ter falado com minha família e amigos sobre o mochilão que quero fazer pela Europa no ano que vem, acordei certo dia desses decidida a começar o planejamento oficial da coisa. Claro que como ainda falta mais de um ano então tem muita água pra rolar debaixo da ponte ainda. Mas começar a formalizar as idéias não faz mal nenhum. :)


Obviamente que a questão da antecedência tb tem uma causa nobre: a economia. Não custa nada saber, por exemplo, qual época é mais em conta de viajar (baixa temporada), o itinerário de países de interesse (mesmo que ele mude no caminho), pesquisar os meios de transporte lá, os albergues/bed&breakfest, clima da época (influencia muito no vestuário e tamanho da mochila).

Enfim. Minha idéia é registrar aqui informações, links e idéias interessantes para o mochilão. E claro, trocar figurinhas com amigos e (des)conhecidos. Espero que seja útil! ;)
Blog Widget by LinkWithin