sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Visto alemão e otras cositas más...

Hoje foi dada a partida no visto de estudante alemão. O atendimento consular na embaixada funciona de 10h às 12h da manhã. Cheguei lá às 11:40, me identifiquei na portaria, passei no detector de metais, deram uma olhada na minha mochila, entrei na embaixada pra falar com o pessoal do consulado. Esperei uns 3 minutos alguém que já estava no guichê, entreguei os documentos, um rapaz muito prestativo e simpático me atendeu. Pegou todos os documentos e cópias, me devolveu os originais, tudo certo, tudo certo. Acabei às 11:55, fui pra casa só tendo que esperar alguém me ligar em até 3 semanas pra me devolver o passaporte com o visto. Lindo, né? (igualzinho à neurose da embaixada americana)


Então, os documentos nem são muitos. Entreguei basicamente:

- 2 vias do requerimento do visto;
- 2 vias do anexo do requerimento do visto (atestando que tudo que eu digo ali é verdade) ;
- 2 fotos 3x4 (eles são meio cri-cri com foto, tem que ser um jeito específico deles lá, bom prestar atenção);
- 2 cópias do passaporte e mais o original (fica lá pra darem o visto).
- 2 cópias da carta de aceitação com os detalhes da bolsa (tem que mostrar o original);

Entreguei mais alguns documentos só por garantia:

- cópia do meu diploma de graduação;
- cópia do meu certificado de conclusão do mestrado;
- cópia da carta de aceitação do meu futuro orientador na TUM;
- carta do programa que me concede a bolsa atestando que eles vão cobrir outros gastos (plano de saúde, passagem e tal).

Pronto, agora é só esperar o visto.

Tenho que tomar outras providências também como a compra da passagem (estava esperando dar entrada no visto pra ter previsão de quando estarei liberada pra viajar), processo de nostrification na TUM (pra reconhecer meus diplomas e tal) e... achar um apartamento em Munique (essa procura já começou há algum tempo mas é algo difícil de se fazer a distância), Maíra está me ajudando bastante a achar um canto pois além de saber mais alemão e conhecer melhor a Alemanha (e como as coisas funcionam lá), ela também faz parte da mudança! ;)

Outras coisas que estou tendo que fazer é check-ups médicos (só pra garantir), vendendo a moto (se alguém quiser uma Suzuki Boulevard M800 é só falar comigo), arrumando minhas coisas em casa (já me desfiz de um monte de roupa e sapatos que não usava pra felicidade total da minha mãe)... enfim, fechando todos os meus rastros aqui no Brasil. Não quero deixar nenhum assunto pendente.

Bem, é isso por enquanto... Quando eu tiver mais novidades, avisarei.

;)

Um comentário:

Patrícia Brandi disse...

Eba!!! Foi dada a largada senhoras e senhores!!! Fernanda está indo para as Zuropa da vida! Rá! rsrs
Facinho este visto hein!?! Nanda, nao esqueca de fazer um seguro-viagem, vale à pena (cobre perda de mala, problemas de saúde, furto de dinheiro e outras coisas mais... eu fiz o MIC, mas tem também o Assist Card e outros mais). Faça por uns 10 dias, pelo menos para cobrir a sua viagem. Beijo!

Blog Widget by LinkWithin