segunda-feira, 27 de abril de 2009

Recordar é viver...

Esbarrei nesse vídeo sem querer e acho que vale a pena ver de novo. Nem sou tão fã de basquete assim mas essa época do basquete feminino brasileiro foi fantástica. Tínhamos um quarteto do mal: Hortência, Paula, Janeth e Marta (que não está no vídeo abaixo). Esse é o finalzinho do jogo da semi-final do Mundial de Basquete Feminino de 1994. Pela primeira vez na história o título não foi nem para os EUA nem para a Rússia (União Soviética). Nós ganhamos essa semi-final contra os EUA por 110 a 107 e depois a final contra a China de 96 a 87. Hortência foi a cestinha do campeonato com 221 pontos, Magic Paula ficou em terceiro com 181 e Janeth em quinto com 149 pontos.



Engraçado que tem zilhões de vídeos de esporte no youtube de 1900 e bolinha em que o narrador é sempre o Luciano do Valle. Dinossauro da narração esportiva! (que bom que não é o Galvão!)

sábado, 25 de abril de 2009

Notícias de verdade!

Ok, estava devendo e as pessoas já estavam me cobrando tb (né Grilo??) as notícias de verdade.

Então, essas últimas semanas depois que arranjamos internet em casa (ah que felicidade!!) e de eu estar comunicável via celular (eu quase não uso por enquanto mas quando uso é sempre beeem útil!) algumas coisas aconteceram. Por partes:

1) Temos uma bicicleta! Oh yeah! Tão melhor ir pra universidade todo dia de bike em vez de ir a pé (minha andança de casa e vice-versa pra lá dura pouco mais de 30 minutos numa passada forte - que não é a super passada Maíra, claro). Claro que a pé é plenamente factível mas a paisagem tava ficando repetitiva. :P Ah, e a bicicleta é boa pra carregar coisas tb. Hj fui ao mercado e como tava meio difícil de carregar aquelas sacolas de pano penduradas em mim (ninguém usa sacola plástica aqui!) eu improvisei um alforge na bike que ficou show de bola! :)


2) Doutorado! Essa última semana foi intensa! Foi oficialmente a primeira semana de aula do semestre e mesmo eu não tendo aula (vantagens do doutorado por aqui) dá pra sentir a mudança de ritmo das coisas. Fora que como doutorandos acabam herdando/ajudando em atividades acadêmicas então oficialmente a gente começa a ficar mais atarefado tb. Mas é bom, vai dando a cadência da pesquisa tb. Aliás, quanto ao tema da pesquisa ou pelo menos os primeiros passos a seguir, eu defini junto ao meu orientador e meu companheiro de trabalho (outro doutorando) alguns tópicos pra trabalhar que já devem me ocupar por um bom tempo. Pelo menos eu me divirto com essas coisas e o tema do doutorado realmente parece algo interessante. :)

3) Alemães sem roupa. Engraçado que os alemães não tem muito pudor com esse negócio de nudez. Outra coisa que os alemães realmente apreciam é ficar espichando no sol (quando tem). Então junta o útil ao agradável e toda vez que surge um dia bonito e o sol dá as caras, fica cheio de alemão lagartixando num parque, numa escadaria, numa praça etc etc etc. Aí tem alguns lugares mais específicos na cidade onde as pessoas podem tirar a roupa. Então vc vê um monte de branquelo tomando sol pelado. Que coisa não? Engraçado é que fora esses lugares em que as pessoas realmente tiram a roupa, tem outros tantos como parques que as pessoas às vezes tiram só a blusa por exemplo. Inclusive as mulheres. Biquini? Não, sutiã mesmo. Vai entender... :P

4) Mundo pequeno. Hoje, eu e Maíra encontramos mais uma vez a Carolin. Uma alemã pra lá de gente boa que foi flatmate da minha irmã em Sydney (logo ali na Austrália) no ano passado. O mundo é ou não é uma ervilha? :) Enfim, fomos jantar na casa dela (Patty, a lasanha dela realmente é muuuuito boa!) e acabamos conhecendo mais 4 alemãs e 1 espanhola. As meninas eram bem divertidas. É bom sair de casa pra uma programação que nem essa e conhecer mais pessoas. Acho que com o tempo vamos acabar fazendo mais amigos por aqui. :)

5) Comida. Tem gente que me pergunta se eu como bem aqui em Munique ou se rola comida esquisita. Até onde eu tenha provado, a comida daqui é bem gostosa. Nada esquisito na verdade. Se bem que não provei nada tipicamente bávaro por enquanto mas acho que não tem drama. A comida de um dos restaurantes da universidade, chamado Mensa, é no estilo bandeijão mais tem bastante opção (em comparação aos restaurantes universitários brasileiros que eu conheço). O preço total da refeição varia de acordo com o que vc colocar na sua bandeija mas geralmente minhas refeições dão entre 3 a 4 euros no máximo. Isso se eu colocar uma carne, um acompanhamento, uma salada e uma sobremesa. Aliás, as sobremesas da Alemanha são bem gostosas. No geral elas são simples e não muito doces mas no final são bem saborosas.

6) Motos. Na esquina da minha rua tem uma loja de motos (Honda e Suzuki basicamente). E nessa loja de motos tem encontro de motos todo sábado com direito até a churrasquinho. (Pessoal do Só Alegria, isso é ou não uma coincidência danada?? É um sinal do destino pra eu comprar a minha motoca!! :P)

7) Idioma. O problema de tentar falar em alemão com as pessoas na rua (o cara da loja de bicicleta, a garçonete, o caixa do mercado...) é que mesmo que vc consiga formular frases corretas, a resposta sai completamente do script conhecido, num ritmo totalmente acelerado e uma simples pergunta minha acaba gerando uma resposta quase incompreensível da outra parte. Isso claro me leva a uma ainda inevitável "Verstehen Sie Englisch?", ou seja, "O senhor entende inglês?". Eu espero ansiosamente o dia em que eu largue mão do inglês pra me comunicar de verdade por aqui. Ainda há um longo caminho mas eu chego lá. (meu curso de alemão começa em breve!)

8) Clima. O clima esquentou bastante por aqui nas últimas semanas. Esse negócio de estação do ano realmente funciona na Alemanha!! :P As árvores tem folhas e flores, a temperatura subiu pra uma máxima de 20 e poucos graus e é visível a mudança de estado de espíritos das pessoas na rua. :) Mas parece que esse mês de abril é sempre meio maluco pois é a transição do inverno pra primavera então apesar de tudo isso que falei agora, dizem que de vez em quando ainda neva. Aliás, a previsão pra próxima 5a feira é de temperaturas meio baixas (máxima de 9 graus) então vamos ver. :)

Acho que é isso. Fotos em breve. ;)

Ciao!

Todo mundo já viu mas...

Ao contrário de muitos vídeos que rolam e ficam muito famosos pela internet eu acho que esse é realmente especial. Quem já viu sabe do que se trata mas pra quem caiu de pára-quedas, eu explico: existe um programa há 3 anos no Reino Unido onde ao melhor estilo show de calouros as pessoas se apresentam cantando, dançando ou whatever e são julgadas pela respectiva performance. Até aí não tem nenhuma novidade. Vira e mexe aparece alguém bom e tal. E também, obviamente o alvo maior de programas assim é cativar o público consumidor. Portanto sempre que aparece algum jovem bonito com um mínimo de talento, ou uma criança fofinha ou qq coisa que apele ao coração mole das pessoas, é algo interessante pro programa.

A questão maior é que o programa se trata de talento. O problema é que as pessoas em geral estão tão condicionadas a consumir coisas que apareçam numa forma bonita que esquecem que talento não escolhe a embalagem. Um exemplo bem evidente disso é Susan Boyle na apresentação abaixo. Não vou ficar falando muito mais pq o vídeo já é auto-explicativo.

http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo

Só de curiosidade, fui atrás da pessoa de quem a Susan Boyle falou que tinha como modelo de sucesso e taí que eu achei essa Elaine Paige. Fantástica!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Internet em casa, finalmente!

O título diz tudo. Como é bom ficar online novamente! :)

Em breve, notícias de verdade. :P

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sinal de vida

Estamos bem. A mudanca foi corrida mas deu tudo certo. O dia da mudanca teve direito a canseira na IKEA e mudanca estilo "carregue voce mesmo, faca voce mesmo!" (Bianchi, realmente o sistema deles propicia essa alternativa com eficiencia). Estamos 99,5% assentadas na casa nova. Ainda falta algo importante... internet! O mundo atual sem telefone, sem celular e sem internet definitivamente deixa qualquer pessoa ilhada.


Bem, agora eh comecar com gas total na TUM. Por enquanto tenho que me inteirar com os materiais de pesquisa e ajeitar tudo na minha sala. E mais importante, me acostumar com o teclado esquisito que os alemaes usam! As letras ficam meio trocadas... Ter teclas para o beta (ß), letras tremadas (ä, ö, ü) e trocar o y e o z de lugar realmente atrapalham um pouco. :P

Em breve contarei mais.

Bis dann! ;)
Blog Widget by LinkWithin