sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dica de software

Nunca tive a necessidade de ter um software pra fazer captura de frames na tela do computador e muito menos de software de edicao de video. Mas meu orientador pediu essa semana para eu fazer uma demonstracao de um "joguinho" que envolve uns projetos desenvolvidos pelo nosso grupo e como engenheiro eh pau pra toda obra, tive que me virar pra achar um jeito de fazer isso.

Ia esperar um colega ficar livre pra me dar uma mao no iMovie (em alemao!) mas resolvi ir a caça de um software 3F (facil, free e fantastico). Procurei, procurei, achei um monte de porcaria ou de software pago ate que encontrei tres belezuras. Ca estou pra compartilhar meu achado com voces. ;)

1) CamStudio
Esse aplicativo captura de frames diretamente da tela do computador. Para aqueles que precisam fazer uma demo isso eh uma mao-na-roda. Ate me arrependi de nao ter procurado isso antes pra fazer uma demo do meu projeto de graduacao! Mexer e clicar o mouse sem nem tocar no mouse eh realmente algo que valia ser registrado! (so para esclarecer aqueles que nao conheceram meu projeto, isso nao se trata de telepatia, ta? ;)) Ah, e ele tambem grava audio. Bao dimais! :P


2) Pinnacle VideoSpin
Esse daqui eh realmente uma maravilha. Nunca achei que editar um video, fazer cortes, efeitos, legendas, transicao e sei la mais o que seria tao facil. Tudo drag&drop. O software tem um tutorial animado e em 2 minutos vc aprende a mexer nele. A interface eh super clean e intuitiva. Altamente recomendo.


3) Any Video Converter
O ultima recomendacao eh esse aplicativo utilizado pra converter arquivos de video/audio. Converte ate em Flash. Eh otimo tb para comprimir os videos que vc fizer com o Pinnacle. Eu acabei de fazer isso. Ah, e nao se preocupem, tem versao em ingles tambem. ;)


PS: sim, eu uso a interface classica do Win98 no WinXP... :P

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Modernidade na aula de alemao

Me lembro de que quando eu fazia aula de ingles num passado nao muito longinquo, as pessoas carregavam dicionarios pra sala. Na hora que topavam com uma palavra desconhecida, elas abriam o livro e procuravam. Era um processo natural.

Essa semana comecaram minhas aulas de alemao. Estou eu la com meus dois dicionarios: um, heranca da minha irma mais velha, alemao-portugues; o outro, heranca de um colega americano, alemao-ingles. Ai estou eu la na minha aula quando me aparece uma palavra que nunca vi mais gorda. Reacao natural? Dicionario, claro.

Massss, nao contava eu com a modernidade invadindo nossas vidas ainda mais! Em vez de pesados, trambolhosos e trabalhosos (na hora de procurar verbetes) livros, ta aquela massa de chineses, indianos, gregos, franceses, britanicos, portugueses, russos, checos e sei la mais quem carregando coisas como essa daqui:


Esse objeto super ultra mega blaster moderno, nada mais eh que um tradutor eletronico. Ohhhhh!!!! Outro tanto de pessoas simplesmente carregam seus super telefones celulares com softwares de tradutores. Coisa boba. No final das contas, quase todo mundo traz sua "agendinha eletronica" pra facilitar a vida de aprendiz de idiomas.

Eu sei que nao parece nada demais mas eh bizarro estar na aula e ser uma das poucas pessoas a utilizar um dicionario de verdade. Pior que eu gosto de dicionario mas competir com a agilidade das maquininhas eh desleal. Eita lele...

Sera que algum dia no futuro, nossas criancas irao se deparar com um dicionario e perguntar que raios eh aquilo? Tipo a sobrinha irma de um amigo que viu uma fita K7 e foi questionar que objeto de outro mundo era aquele?

Update: me rendi a modernidade. Nao da pra acompanhar curso intensivo com dicionario de papel... Baixei um Pons alemao/ingles gratuito pro meu celular. O coitado tava subutilizado mesmo. O proximo passo eh instalar um aplicativo pra usar o GPS. Mas isso eh papo pra um outro post... ;)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Miriam Makeba

Faz algum tempo eu venho ouvindo algumas músicas africanas e tenho gostado muito. Comecei com Ladysmith Black Mambazo e estou agora expandindo meus horizontes. Ontem, estava ouvindo meu lastfm quando acidentalmente toca uma música que acho que todo mundo no Brasil deve conhecer como "tá com pulga na cueca, tirou pra catar". Minha primeira reação foi achar graça mas logo depois corri pra ver de quem tava cantando.

Logicamente a música de nada tem a ver com cueca e na verdade se chama Pata Pata que, por algumas informações não completamente confiáveis, quer dizer "touch touch" e fala sobre a alegria de cantar, dançar e se divertir. Realmente eu não falo africaner nem xhosa pra ter certeza disso mas só de ver a alegria da Miriam Makeba cantando isso em 2007 eu não duvido nada que seja sobre isso mesmo.



Miriam Makeba, apelidada de Mama Africa, foi uma cantora sul africana que fez sucesso mundial com Pata Pata nos anos 60 mas além de cantar era também ativista pelos direitos dos negros na África do Sul principalmente na época do Apartheid. Só como exemplo, ainda em 1963, ela fez declarações perante a ONU sobre as condições dos negros em seu país o que lhe valeu o banimento de seus discos no país e a cassação de sua nacionalidade (o que a fez ficar sem pátria). Vale a pena uma lida no wikipedia dela, é bem bacana.

O que acho interessante sobre a maioria das músicas dessas regiões e do povo africano em geral é a alegria que eles tem. Podem estar na maior pindaíba mas eles ainda conseguem ter aquele sorriso de orelha a orelha que não tem como ficarmos imunes. Aqui nesse vídeo mesmo dá pra ter uma idéia do que estou falando. Um pequeno monólogo dela no início desse vídeo onde ela fala na maior naturalidade: "everywhere we go people love to ask this question: how do you make that noise? It used to offend me because it's not a noise, it's my language. But I came to understand that they didn't understand". Depois disso ela dá uma aula de sons e alegria.



Lindo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Outono fajuto...

Acabamos de entrar no outono e olha aí o que acontece...


Ficou nevando "de leve" o dia todo. A foto eu tirei a noite perto da TUM... Ai ai...

Tempo gelado, feioso e nevando não era pra acontecer só no inverno não? Me enganaram...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mudanca climatica

Impressionante como as estacoes do ano realmente funcionam aqui!! :P Eu cheguei a Munique no final do inverso entao vi a primavera chegando em abril: flores, cores, sol... Chegou o verao depois... mais sol, pessoas sem roupa tomando um bronze no parque e calor (de vero!). Ai me aparece o outono agora deixando as arvores peladas, colorindo o chao com toda a sorte de folhas, chuvas inconstantes e dias meio gelados (daqueles que pode ate fazer sol mas o vento enfria tudo). Agora mesmo, 13:30, esta 7°C com sensacao termica de 3°C de acordo com o weather.com. Ah, mencionei o encurtamento do dia??

Santo encurtamento Batman! No solsticio de verao (que eu mencinei brevemente aqui), pelo meio de junho, tivemos o dia mais longo do ano. E realmente, amanhecia la pelas 6:00 e a claridade perdurava ate umas 22:00. Era impressionante. Agora, ainda faltando meses pro solsticio de inverno (em dezembro), o dia ja ta muito mais curto. Tudo bem que o tempo feio dessas ultimas semanas nao ajuda mas o sol aparece as 7:30 e se poe as 18:30. E believe me, 19:00 ja ta um breu total. Aqui e no grafico abaixo da pra ter ideia do que estou falando.


Esclarecimento sobre o grafico: as quebras sao o horario de verao e inverno, respectivamente. Obviamente, aqui eh o oposto do Brasil. Em marco comecamos o horario de verao e agora no ultimo final de semana de outubro comecara o horario de inverno.

O dia fica mais curto uns 20 minutos a cada semana. Aqui a expressao "pra onde meu dia foi??" acaba sendo bem pertinente... Quero so ver em dezembro...

Update: só pq postei isso ontem... hoje amanheceu nevando. Máxima de 2°C e mínima de -1°C prevista para o dia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mudando o comportamento através da diversão

Muito interessante a idéia da Volkswagen. Como induzir uma mudança de comportamento fornecendo uma opção divertida... Taí uma experiência bem sucedida... Teoria do divertimento. ;)



Curioso que aqui em Munique eu tendo a pegar as escadas justamente pq elas são menos cheias de gente e, curiosamente, se vc subir/descer num passo bom acaba chegando antes do que a escada rolante. Claro que quando bate a preguiça ou estou cansada eu acabo andando de escada rolante mas geralmente fico agoniada pela velocidade e se eu não estiver com mais ninguém eu subo a pé na escada rolante mesmo (as pessoas aqui na Alemanha deixam a esquerda livre pra vc fazer isso). Pelo menos desse jeito eu chego mais rápido. :P

Mas enfim, uma escada de piano é uma idéia legal. Claro que não deve sair melodia nenhuma que preste mas só de vc poder interagir já transforma a escada numa opção muito mais prazerosa de utilizar.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Arte e Historia

Pra quem ta acostumado a ver tosquices nesses programas tipo [blablabla]'s Got Talent, esse video que vou postar eh bem diferente.

Kseniya Simonova "pinta" com areia numa mesa contra a luz. Tive oportunidade de ver essa tecnica em algumas outras ocasioes uns anos atras mas nunca tinham me chamado tanto a atencao como agora. Nesse caso, a artista apareceu no programa Ukraine's Got Talent contando a historia da ocupacao da Ucrania entre 1941-1945 durante guerra. Muita gente da plateia ate se emocionou. Imagino que nao so pela beleza do trabalho mas pela tristeza clara desse pedaco da historia.



Uma obra de arte dinamica fantastica...
Blog Widget by LinkWithin