segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Chuva e Referencia

Hoje Sao Pedro tirou o dia pra lavar o ceu! So chove! Nao parou um instante desde que cheguei na universidade hoje de manha. Tudo bem que nao eh um temporal com chuva pesada mas tb nao eh nenhum chuvisco. O aguaceiro esta bem constante. Ainda bem que comprei umas semanas atras no mercado um casaco de frio a prova d'agua com capuz, todo lacrado, com casaco interno e blablabla (29 euros, uma pechincha!). Tem que se precaver quando o meio de transporte eh a bicicleta, ne?

Ah, e a chuva ainda contribui para as folhas cairem das arvores mais rapido. O chao anda muito colorido! Bacana!


Me lembro que uns dois anos atras (se nao me engano) fui a Porto Alegre para um evento com meus companheiros de laboratorio de Brasilia. Chegando la estranhamos o frio da cidade e, surpreendemente, dentro do hotel. Rolou ate uma piada que o que esfriava a cidade era o hotel por causa do ar-condicionado-era-do-gelo. Entao, uma noite saimos a pe para comer uma pizza num local relativamente proximo ao hotel. Principalmente na volta da pizzaria estava todo mundo batendo os dentes de frio (bem, com exceção do Bruno e do Zaghetto que sei la pq andavam impassiveis sem casaco!). Ai chegando ao hotel a gente viu um desses termometros de rua que acusava uns 7 graus, pelo que me lembre. Bem frio pros padroes de Brasilia.

Quando eu vim a Munique era final de inverno portanto temperaturas em torno de -5 a 10 graus com certeza eu iria pegar! Claro que eu vim toda cheia de casacos no voo (ate pq ja tive uma ma experiencia de passar frio em aviao numa viagem bem longa) pra nao estranhar demais o tempo aqui. Felizmente, do jeito que vim foi mais do que suficiente pra aguentar o voo e a chegada (de madrugada) em Munique.

Claramente eu sempre andava agasalhada ate que vi que a primavera tava chegando mesmo e eu podia ir diminuindo as camadas de roupa. Ai chega o verao e eu realmente passei calor nessa cidade, acredite se quiser. Eu vinha pra faculdade de calca jeans arregacada no joelho, camiseta e bone (por causa do sol). Continuei com roupas levinhas ate que um dia reparei que estava muito mais frio do que o normal e minhas roupas (jeans, camisa, uma blusa de manga comprida e um casaco levinho que eu so usava pra me proteger das eventuais chuvas) nao estavam mais apropriadas. Resolvi mudar o vestuario e foi em boa hora pois 2 dias depois nevou. :P

Hoje em dia, com esse outono chuvoso e gelado eu tenho dormido de janela levemente aberta mesmo estando uns 5 graus do lado de fora. Coisa que eu nunca pensei fazer antes de vir pra ca! Na minha sala na TUM eu passo o dia inteiro com a janela aberta mesmo estando tb uns miseros graus. Obviamente a gente nao abre tudo pra ficar fazendo tunel de vento com a gente no meio mas mesmo assim umas 2 janelas (de 3) ficam abertas. Quando saio de casa ou pra almocar eu nao fico colocando infinitas camadas de roupa como fazia no comeco. Alem de aprender as roupas certas pra cada tempo e temperatura, a gente vai se acostumando tb com o clima da cidade.

Enfim, esse blablabla todo era so pra dizer essa questao de que tudo eh referencia. Comparado com Brasilia, os atuais 6 graus aqui seriam muito frio! Mas comparado com ontem ou semana passada em Munique, ta tudo coerente e a gente se adapta gradativamente ao atual clima. Claro que quando alguem fala isso, a ideia se torna obvia mas eh muito interessante participar desse processo todo. ;)

Update: sao 17:20 e esta um breu total. Como diriam os cariocas... sinixxxxtro!! :)

2 comentários:

Sidhe Storm disse...

krakz, chuva e frio, q inveja!
não conhecia nçao, mas fui ler about dps q vc falou. parece interessante o papo da funerária lá! e a reportagem do house lá, ah... eu acho o foreman xaropz mas isso é importante. e o house é o meu herói: irônico, sarcástico, anti-social e genial. se vc conhecer alguém assim na vida real me apresenta q eu caso! :P
hey, qdo vc vem pra bsb visitar os gatos? e a família e os amigos por tabela... ;)

Fernanda disse...

Frio, pois eh... e ta com previsao de neve pra domingo! :P

Eu assisti House poucas vezes mas o que conheco de gente que fica babando nesse seriado... Nao eh por falta de torcida que eu nao assisto! (Pra dizer a verdade eu cansei de series medicas... abri uma excecao com Nurse Jackie mas eh pq ela eh sobre uma enfermeira, a serie eh bem dos avessos e so tem 30 minutos por episodio. Alias, recomendo tambem!)

Six Feet Under eh muito boa! Eu diria que ela eh politicamente incorreta mas pensando melhor nao eh bem o caso. Eu acho que so mostra uma familia "normal" (e disfuncional) que por acaso tem uma funeraria. Vale muito a pena ver. Bem feita que so!

Po, nao sei quando volto a Brasilia. Esse ano certamente nao mas ano que vem de repente... :) Mas podexa que eu aviso quando resolver isso. ;)

Blog Widget by LinkWithin