segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Miriam Makeba

Faz algum tempo eu venho ouvindo algumas músicas africanas e tenho gostado muito. Comecei com Ladysmith Black Mambazo e estou agora expandindo meus horizontes. Ontem, estava ouvindo meu lastfm quando acidentalmente toca uma música que acho que todo mundo no Brasil deve conhecer como "tá com pulga na cueca, tirou pra catar". Minha primeira reação foi achar graça mas logo depois corri pra ver de quem tava cantando.

Logicamente a música de nada tem a ver com cueca e na verdade se chama Pata Pata que, por algumas informações não completamente confiáveis, quer dizer "touch touch" e fala sobre a alegria de cantar, dançar e se divertir. Realmente eu não falo africaner nem xhosa pra ter certeza disso mas só de ver a alegria da Miriam Makeba cantando isso em 2007 eu não duvido nada que seja sobre isso mesmo.



Miriam Makeba, apelidada de Mama Africa, foi uma cantora sul africana que fez sucesso mundial com Pata Pata nos anos 60 mas além de cantar era também ativista pelos direitos dos negros na África do Sul principalmente na época do Apartheid. Só como exemplo, ainda em 1963, ela fez declarações perante a ONU sobre as condições dos negros em seu país o que lhe valeu o banimento de seus discos no país e a cassação de sua nacionalidade (o que a fez ficar sem pátria). Vale a pena uma lida no wikipedia dela, é bem bacana.

O que acho interessante sobre a maioria das músicas dessas regiões e do povo africano em geral é a alegria que eles tem. Podem estar na maior pindaíba mas eles ainda conseguem ter aquele sorriso de orelha a orelha que não tem como ficarmos imunes. Aqui nesse vídeo mesmo dá pra ter uma idéia do que estou falando. Um pequeno monólogo dela no início desse vídeo onde ela fala na maior naturalidade: "everywhere we go people love to ask this question: how do you make that noise? It used to offend me because it's not a noise, it's my language. But I came to understand that they didn't understand". Depois disso ela dá uma aula de sons e alegria.



Lindo.

2 comentários:

Merinha disse...

Que lindo post, ótimas sugestões. Como sugestão te indico Oliver Mtukudzi ou Tuku como é conhecido em sua terra natal, Zimbabuê. Ele faz um som delicioso, tribal e universal (com licença da ambiguidade), quando puder, desfrute-o!

Fernanda disse...

Anotado! Valeu pela dica! ;)

Blog Widget by LinkWithin