sábado, 18 de dezembro de 2010

Pensamento bobo do dia...

Se o cinema é a 7ª arte... quais são as outras seis?

Googlando por aí descobri que não há unanimidade quanto a uma lista oficial das outras artes mas que uma delas tenta ser mais inclusiva. As categorias de artes seriam:

1ª Música (som)
2ª Dança/Coreografia (movimento)
3ª Pintura (cor)
4ª Escultura (volume)
5ª Teatro (representação)
6ª Literatura (palavra)

O cinema acabou com uma categoria própria por ser uma das últimas a ser criada mas pq cargas d'água ela não se aglutinou com a 5ª categoria (Teatro) ainda é um mistério pra mim. Deve ser a força do lobby e do motto "7ª arte". Li que até mesmo a fotografia, apesar de ser uma técnica-base para o cinema, não consta nessa lista pois só foi considerada uma forma de arte muito tempo depois. Seria a 8ª arte ou uma extensão da Pintura?

2 comentários:

Hugo Maciel de Carvalho disse...

Fernanda, descobri o seu blog pesquisando aquele problema no site do Banco do Brasil... Resolvi ler o resto dos posts pq me interessei pelo tema do blog! Enfim, essa sua dúvida sobre as artes é muito interessante.

O fato é que o cinema vai muito além da representação (teatro). Pode-se dizer que é uma arte "transdisciplinar", porque envolve o teatro, a fotografia, a arquitetura e a literatura. Além disso, a matéria prima do cinema é muito complexa. O Pasolini teorizou que a matéria prima do cinema seria o próprio inconsciente do espectador. Na época dele, a experiência do cinema consistia em assistir filmes em uma sala escura, olhando para uma tela que preenchia todo o nosso campo de visão -- simulando um sonho.

A fotografia seria, sim, a 8ª arte, e os quadrinhos seriam a 9ª arte. Claro que isso não é nem um pouco científico como critério de classificação, mas é legal para ficar fazendo hipóteses sobre as artes!

Diego P. Rodrigues disse...

Oi Fernanda, tudo bem?

Tô pensando seriamente em fazer doutorado na TUM e foi por isso que acabei chegando no teu blog.

Foi difícil entrar no doutorado? Existem bolsas alemãs?

Se puder me responder via e-mail eu ficaria muito grato.

diego.rodrigs@gmail.com

Beijo

Blog Widget by LinkWithin