sábado, 6 de março de 2010

Frutas

Vou falar de comida novamente.

A oferta de frutas aqui na Alemanha é infinitamente mais limitada que no Brasil. E logicamente tem frutas que são importadas (até do Brasil) e acabam sendo bem caras. Alguns exemplos de frutas que encontramos por aqui são: abacate (0,99 €/fruta), manga (0,99 €/fruta), banana (1,20 €/kg), limão (0,30 €/fruta!), uva (2,99 €/kg), kiwi (0,25 €/fruta), lichia (2,50 €/kg)... e por aí vai. Fora as várias "beere" frescas que são mais comuns aqui (e que particularmente não vejo tanto no Brasil) como Brombeere (amora), Blaubeere (arando/mirtilo), Kirsche (cereja), Himbeere (framboesa), Johannisbeere (groselha), Erdbeere (morango)... Aqui dá pra ver uma listinha. A maior parte delas é bem sazonal e a oferta e os preços mudam muito durante o ano.

Nos últimos tempos resolvemos comprar algumas frutas diferentes pra provar. Eu sou meio alienada e acabei provando kiwi pela primeira vez por aqui. E gostei!



Compramos tb uma fruta bizarra chamada pomelo. Quando vi no mercado achei que fosse algum tipo de melão pois é amarela e do tamanho do melão amarelo brasileiro. Quando peguei a fruta percebi que a fruta era muito fofa, lembrava uma esponja suave. Levamos com o maior cuidado pra casa achando que ela podia ser amassada mas quando abrimos vimos que de melão não tinha nada, aquilo parecia um laranjão! A casca fofa é muito espessa e os gomos se encontram mais pro centro da fruta. Ela não é tão suculenta como laranja ou limão. E é bem azeda pro meu paladar. Maíra gostou e acabamos fazendo uma geléia com a fruta no final. Na foto abaixo dá pra ver a diferença de tamanho comparando com uma tangerina.


Outra fruta que provamos e particularmente gostei bastante foi romã. Dá um trabalhinho pra abrí-la sem machucar a fruta. Visualmente parece meio estranha mas ela é muito gostosa. Cada um desses gominhos tem um caroço dentro que eu pacientemente acabava separando na boca sem morder nem engolir. Recomendo essa daqui.


Uma que sempre ouvi falar mas nunca nem tinha visto era o tal do Grapefruit. Compramos e ele parece uma tangerina grande com a casca amarela e regiões mais avermelhadas. O gosto fica algo entre o pomelo e uma laranja. Só que mais suculento e menos azedo que o pomelo e mais cítrico que laranja. No final das contas eu ainda prefiro nossa boa e velha laranja mas foi bom pra provar.


Tem também as "beeres" que quase todo dia aparecem no restaurante universitário como sobremesa. Geralmente ela vêm afogadas em iogurte ou creme de baunilha.


Pelo que me lembre foram essas as frutas que provei. Em breve pretendo provar outras e faço um novo post sobre elas. ;)

10 comentários:

Unknown disse...

Po-me-lo! Po-me-lo! Po-me-lo! :D Aquela geléia ficou demais. E combina muito com queijo Brie. Fica aí a dica.

Mintsu disse...

Oie,
Pomelo, grapefruit, toranja, etc. São no geral muito azedos e não ficam bons in natura. O ideal é fazer doce mesmo... tb dá para fazer boas geléias da casca (parte branca) e fazer uns palitinhos doces com a casa mais externa.

Rangel disse...

Pô Fernandinha, Aqui tinha kiwi e romã a vontade. não precsava viajar tão longe para prová-los. bis!

Fernanda disse...

Rangel, dei mole! Mas quando eu for ao Brasil vou me acabar de comer fruta! Saudade das nossas coisas tropicais!

Mintsu, eu ja ouvi essa hsitoria de fazer palitinhos doces com casca da fruta mas tentei uma vez e nao deu certo, continuou muito acido e azedo! Alguma dica?

Maira, so tu mesmo pra gostar daquele pomelo horroroso! :P

Eduardo disse...

É, Fernanda, a oferta de frutas aqui é menor que no Brasil, mas é boa. Em geral, a gente consegue comprar boas frutas (vindas de tudo quanto é lugar, inclusive do Brasil e até mesmo - veja só - da Inglaterra mesmo! huhaue). Das "frutas tropicis" , aqui acha fácil manga (£1 cada uma, em geral), Melancia (um pouco caro, mas muito boa), abacaxi, limão (£0.20 cada), laranja, tangerina (£1.50 um pacote com 6, em geral muito bom), Banana (£1 e pouco umas 5, 6), uva, morango, e tals.

A oferta não é tão sazonal, porque dependendo da época do ano, eles trazem a fruta de um lugar. Tem vez que eu compro morango do Egito, da Holanda, do Marrocos, daqui... depende da época do ano. A mesma coisa com uva: já comprei da índia, do chile, da espanha..

Acaba que as que eu compro mais são maçã, tangerina e banana, porque é mais fácil de trazer pro laboratório e comer aqui (nao preciso de faca, nem nada). Outras frutas a gente come em casa, mas aí depende, vai no que dá na telha.

Abraço procêis!

Fernanda disse...

Grilo, até que a oferta de frutas aí é boa mesmo. Essa ilha me surpreende!

Patrícia Brandi disse...

Nanda, de fato as frutas do Brasil fazem muita falta, especialmente os sucos frescos! Ai que saudade dos sucos!!!
Aqui na Australia tem muitas berries tambem. Todos sao tarados por abacate (que aprendi a comer com tudo e fiquei tarada pela fruta tambem!). Grapefruit o pessoal come de manha no cafe seguindo a tradicao britanica que eh cortar na metade, daih voce corta os gomos com uma faca (mas nao tira da casca nao), joga acucar em cima e come gomo por gomo com uma colher. Uma fruta que adoro aqui e que nao comia muito no Brasil eh uva, pois tem uma uva aqui que nao tem semente! Wonderful!! Nanda, kiwi eh realmente uma delicia! Esse pomelo aih eh estranho. Aqui tem uma fruta estranha que chama dragonfruit (nunca provei, mas a Carolin comia).
Uma coisa eh boa aqui, as frutas sao muito bonitas (a Cris quando tava aqui tirou um monte de fotos no mercado de tao bonitas que eram) e em geral as pessoas comem bastante.
Na falta de sucos naturais, eu mesma faco sucos de vez em quando... pra voces lembrarem e se inspirarem: abacaxi com hortela, abacaxi com laranja, laranja com frutas vermelhas...

Fernanda disse...

Patty, vou me afogar de frutas quando for ao Brasil. Fato!

Também tem uva sem semente aqui. Docinha! E kiwi é bom demais!

Esse dragon fruit nunca vi por aqui mas estamos numa política de experimentar coisas novas então caso eu veja, vou levar pra provar. Vou até perguntar pra Carolin pra saber se ela compra isso por aqui e como é que come.

Merinha disse...

Oi, Fernanda. Eu acho que o Pomelo é o que chamamos de Cidra aqui no Brasil. Ela é a "fonte" da popular Sidra (com "s" nome fantasia) Cereser.

Fernanda disse...

Jura?! Oxi! Sabia disso nao! Pra mim cidra era tipo uma maca...

Blog Widget by LinkWithin