Fiz essa receita umas semanas atrás e ficou muito boa! Comemos com batata frita caseira! :P Abaixo está a receita que copiei do original com as devidas modificações.
Ingredientes
Para iniciar:
1 xícara de lentilhas
Para o caldo:
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de molho de soja
1/2 cenoura ralada
1 1/2 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado
20 g de gengibre fresco ralado
6 grãos de pimenta-do-reino preta (moídos)
1 buquê de ervas frescas (alecrim, tomilho e salsa) [como não tinha fresco, usei desidratados]
Para a finalização:
1 e 1/2 xícara de farelo de aveia
Folhas de 4 ramos de tomilho picadas
2 talos de cebolinha fatiados
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
Preparo
Início
Coloque a lentilha junto com 6 xícaras (chá) de água (1,2 litros) em uma panela de pressão. Feche bem e leve ao fogo alto até pegar pressão. Em seguida, diminua a chama (fogo baixo) e cozinhe por 20 minutos. Depois de retirar a pressão, coe a lentilha, que deve estar bem cozida e desmanchando, e reserve. [Aqui temos lentilha enlatada já cozida, então pulei essa parte]
Caldo
Em uma panela grande, derreta a margarina, junte a cenoura e refogue por alguns minutos. Acrescente a cebola e o gengibre, refogando um de cada vez. Despeje 3 xícaras de água (600 ml), o molho de soja, o alho, a pimenta e o buquê de ervas. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe até o caldo reduzir a 1/3 do seu volume (200 ml).
Finalização
Acrescente o farelo de aveia ao caldo e mexa bem, em fogo baixo, até a mistura começar a endurecer. Junte a lentilhas, as ervas e o sal e cozinhe por cerca de 3 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar. Divida a massa em 10 porções iguais e modele hambúrgueres. Aqueça bem uma frigideira, junte o azeite e grelhe-os, dos dois lados, até ficarem dourados. Sirva em seguida acompanhado de pão e um molho de sua preferência.
Aí chega a parte fácil: comer!
O hamburguer fica com uma consistência menos rígida que os de carne que a gente compra no mercado então é bom ter uma mão mais leve na hora de fritar/servir. Mas tirando isso, é só alegria. Realmente um dos melhores hambugueres que já comi (lembra até o vegetariano de soja do Marvin)!
PS: um dos sites que linkei lá em cima (na batata frita) é muito bom. Chama-se Iniciante na Cozinha e tem desde farofa, brigadeiro e estrogonofe, até coisas mais complexas. Obviamente as receitas são sempre bem explicadas. Coisa pra engenheiro! :P
Meta Post
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário