terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pedalando no inverno

Estou "ansiosa" pela chegada do inverno e da neve. Neve e frio de verdade ja que quando cheguei em março peguei somente alguns miseros graus abaixo de zero e uma neve bem escassa. Nao sei se vou curtir do tipo "uhuuuu!! neveeee!!" o tempo todo mas garanto que estou bem curiosa. Dizem que faz uns -15°C aqui em Munique.

Mudando de assunto um pouco... Meu transporte oficial na cidade eh bicicleta. Atualmente, estou tentando ir a todo lugar com ela. E olha que a dita cuja esta meio capenga (revisao necessaria pra ontem!). Muito bom andar todo dia. Esporte e transporte sao duas coisas que combinam. Se considerar a economia de nao ter que pagar transporte publico (ou particular, se fosse o caso) eh ainda mais vantajoso!

Ai me surge a duvida... Sera que da pra andar de bicicleta na neve? Ouvi gente falando que da mas nao eh comum, e ja ouvi gente falando que so os doidos notionless que se atrevem a fazer isso. Ai fiquei curiosa e procurei rapidamente agora alguma referencia sobre o assunto. Acabei achando um site muito legal. Leitura clara, facil e bem animadora! ;)


Resultado: vou continuar a andar de bicicleta com certeza! Pelo menos tentarei com vontade! Claro que terei que fazer alguns ajustes (arrumar a bike eh uma delas!) e ver a questao da roupa mais apropriada mas fiquei animada com a possibilidade de poder continuar fazendo exercicio, economizando e ainda chegando seja la onde quero chegar durante o outono/inverno. :)

Relaxando nas ferias?

Copiado na cara de pau do PhD Comics... tao verdadeiro... se bem que nao lembro de um periodo de ferias de verdade ha muitos anos... oh vida...

(se estiver dificil de ler, clique pra aumentar)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fotos aleatórias

1) Flaucher. Abril/09. Fomos a essas ilhas do rio Isar a convite da Carolin. Carolin é uma alemã que dividiu apartamento com minha irmã Patrícia em Sydney/Austrália e acabou voltando pra Munique marromenos na mesma época que eu e Maíra viemos pra cá tb. Mundo pequeno danado. Então, nessas ilhotas o pessoal fica peladão tomando sol na época mais quente e põe a cerveja pra gelar na água do rio. :)




2) Luitpoldpark. Abril/09. Esse parque é pertinho de casa e é bem agradável. Nessa época as árvores ainda estavam sem folhas pois era início da primavera. Quando fica tudo ensolarado e verde no verão fica ainda melhor. Sempre tem gente tomando sol, jogando frisbee e afins por lá.



3) Esquina de casa. Abril/09. Essas flores brancas (parece até neve) duraram menos de uma semana aí! Era a coisa mais linda. Ainda bem que tiramos foto. ;) Ao fundo da segunda foto dá pra ver a igreja que diariamente tem alguém que toca o sino. Até hoje não descobrimos pq o padreco toca uma melodia especial às 10:17 e 17:17. Alguém sabe?? Eu to quase indo lá nele pra perguntar pq ele se pendura na corda e quase perde as cuecas de tanto badalar os sinos nessas horas!



4) Flohmarkt. Abril/09. Mercado de pulgas (Flohmarkt) são muito comuns por aqui mas fomos a esse especificamente que acontece uma vez ao ano no começo da primavera no Theresienwiese (mesmo local da Oktoberfest). Como vcs podem ver nas fotos vai um mundo de gente nesse troço. É impossível olhar todos os "stands", não só pq tem incontáveis mas tb pq tem trocentas pessoas na sua frente pra ver a mesma coisa. Nesse dia quem nos acompanhou foi o Hawkeye, um americano que estava sendo meu labmate por 3 meses. Devido a diversos fatores já citados, a gente saiu de lá tendo comprado somente um livro sobre arte/artistas e um pote de vidro pra guardarmos sucrilhos. :) Ah, e essa estátua gigantesca aí é a deusa Bavaria.





5) TUM. Maio/09. Technische Universität München. Só pra mostrar a cara da universidade aqui. :)





6) Cervejaria Paulaner. Maio/09. Fomos a um tour nessa cervejaria pq poxa, aqui é a terra da cerveja! Não foi tão divertido quanto eu achei que fosse pelas minhas lembranças dos 10 anos quando eu visitei a fábrica da Coca-Cola mas enfim. :P A parte boa foi a janta oferecida por eles ao final do passeio (incluso nos 3 euros do tour!). E sim, esse prato é o meu como vcs podem notar pela minha bebida...






7) Campo de concentração de Dachau. Maio/09. Já falei dessa visita aqui mas não tinha postado fotos minhas. É muito estranho pisar num lugar desses. Destaque para os bunkers, as camas de madeira, a prisão "VIP" (corredorzão), a câmara de gás, os fornos (sim, de gente) e o monumento representando os corpos de pessoas que tentavam fugir e ficavam presas nos arames.








8) Castelo de Dachau. Maio/09. Prosseguimento do passeio acima. O teto altíssimo e trabalhado de madeira desse castelo é impressionante. Assim como o jardim aos fundos.




9) Die Lange Nacht der Musik. Maio/09. Ou, A Longa Noite da Música. Na ordem: jazz alemão num pub, sax deprê na igreja, piano e violoncelo numa loja de instrumentos, fado num restaurante português e black music num hotel. :)






Por enquanto é isso. No próximo post eu coloco mais fotos! ;)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Stop & Motion

Eu adoro stop & motion! Esse vídeo mostra uma das coisas mais criativas, trabalhosas e incríveis que já vi. :)



Imagina ficar pintando e repintando tudo isso! Os caras são muito bons, rápidos e imaginativos! E a sonoplastia tb é muito bem feita! Imperdível.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Almoco internacional

Fato curioso. Estava eu almocando sozinha tranquilamente na Mensa (restaurante universitario da TUM) quando, Peter Finger, um alemao responsavel pela divulgacao da rede alumni da TUM passa pela minha mesa pra comentar desse programa. Coincidentemente eu ja conhecia o Peter de uma das reunioes do Eubranex (o programa que me da a bolsa de estudos) e ele curiosamente eh fluente em portugues. Nos reconhecemos e ficamos trocando uma ideia la sobre esse programa de mentor/mentee que visa orientar e expandir a rede de contatos principalmente dos ex- e atuais alunos da TU.



No meio da nossa conversa, um colega indiano, Rahul, aparece. Ele eh um dos poucos conhecidos meus aqui que vai almocar num horario decente e nao 11:30 que nem meus colegas alemaes do Instituto. Antes de meio-dia pra mim ainda esta na categoria de cafe-da-manha! Enfim.

O Peter vai embora e ficamos eu e o Rahul conversando. De repente, nao mais que de repente, o Rahul cumprimenta um colega que acaba sentando na mesa com a gente. Esse colega, Anni (nao sei se eh assim que escreve), vem do Iraque. Ficamos la nos tres proseando. Camaradas gente boa.

Papo vai, papo vem e outro colega do Rahul aparece e senta tb na nossa mesa. Pra completar o quarteto globalizado, o quarto integrante vem da Tunisia (mas nao me recordo o nome dele agora).

Incrivel como o papo fluiu bem. O Anni ta terminando o mestrado, assim como o Rahul. O tunisiano trabalha no institudo de tecnologias medicas na TUM e tb da aulas por aqui.

So fazendo uma observacao aqui: inicialmente, somente o Rahul conhecia todas as pessoas. Entre todos os outros participantes, ninguem nunca tinha se visto antes. Mas foi fantastico como o papo casual correu a vontade. O contraste com os alemaes eh incrivel. Mas ok, vou parar de falar "mal" dos colegas germanicos, como falei antes, eles nao sao mas pessoas, a gente so tem que entrar no ritmo deles (ou vice-versa :P).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A planta que fuma

Achei a idéia muito simples e interessante. Dá a mensagem sem estardalhaço. Aqui está o link oficial da "campanha".

Vejam o vídeo:



Nunca fui fã de cigarro, nunca nem tentei fumar. Mas já estive em muitas ocasiões em ambientes altamente esfumaçados e eu sei o quanto é incômodo. Mesmo o local sendo aberto, se vc ficar na linha da fumaça ou tiver muita gente fumando, não tem escapatória. Lugar fechado então, nem se fala. Estar num local assim, não só faz um mal danado, mas é tb horrível de respirar, o troço cheira muito mal, faz arder os olhos e ainda te deixa inteiro cheirando a cigarro. Muito desagradável.

E eu sinceramente não entendo pq as pessoas resolvem fumar. Um colega uma vez falou assim: "com cigarro vc gasta um dinheirão, acaba com a saúde e nem rola um barato!". Mesmo achando que ele deu um argumento lógico e eu até concordo em algum grau, não vou ficar fazendo apologia a outras drogas só pq elas dão o tal barato. (nhenhenhem... posso não gostar dessas porcarias ué!) Nesse sentido eu até acho que tem coisas muito hipócritas na nossa sociedade, e o relacionamento e a desmedida do consumo de álcool é uma delas. Mas isso é papo pra outro dia. ;)

Então, to achando essa lei ótima. Eu não estou no Brasil agora mas totalmente me compadeço com os não-fumantes que eram obrigados a aguentar a fumaça alheia. Aqui na Alemanha parece que uma lei similar foi implantada há algum tempo e as pessoas realmente tem que sair ao ar livre se quiserem fumar, mesmo que esteja um frio desgramado. E eu acho é pouco! ;)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Jeito alemao... (pt 2)

Ufa semana corrida dos infernos!

Hoje fiz uma apresentacao sobre o andamento da minha pesquisa (quase escrevi "projeto" mas eh dificil definir UM so projeto no doutorado, muitas coisinhas paralelas acontecendo!). Entao, tive uma hora pra falar sobre tudo que andei fazendo aqui principalmente nos ultimos 3 meses e sobre umas ideias pro futuro. Ou seja, muitos assuntos diversos pra falar em um compacto de uma hora. No comeco eu estava achando 60 minutos muito tempo mas depois de fazer todos os slides e treinar fiquei pensando com meus botoes que eu precisava eh de mais tempo pra desenvolver melhor os assuntos! Mas tinha que caber em uma hora e tudo correu relativamente bem. (Uff!)

Estranhamente eu estava mais apreensiva pra essa apresentacao do que qq outra que ja tinha feito na vida, incluindo ai: a defesa dos projetos da graduacao, do mestrado e ainda as duas apresentacoes em conferencia que fiz no ano passado (que tb eram em ingles). Geralmente nao sou de ficar nervosa com esse tipo de coisa mas pra hoje eu andei meio com os nervos a flor da pele. Ai ontem conversando com Maira pra ver se eu espantava o nervosismo fiquei ponderando sobre os motivos da ansiedade.

A resposta acabou caindo novamente e principalmente sobre a questao do jeito alemao. Tudo comeca no fato de chegar num ambiente nao so novo mas tb em que as pessoas nao dao muita trela, nao fazem muita questao de puxar papo ou socializar nem que seja pra dizer "eh dia bonito!". Junto com isso, os alemaes tem uma fama de serem um povo muito trabalhador e eficiente (o que realmente parecem ser, principalmente se vc observar a historia e notar que esse pais foi devastado algumas vezes no seculo passado e sempre voltou rapidamente a ser uma das pontencias mundias! e o responsavel por isso eh o povo daqui!). E essa fama assusta um pouco quem vem de fora. Nao por nao sermos competentes mas sim pelo jeito em que eles fazem de fato as coisas acontecerem.

Entao, ja tinha observado o jeito em que as apresentacoes rolam por aqui na TUM. Eh interessante notar que os alemaes nao tem nada daquele estilo de discurso acalorado (e ate meio descontrolado) como a gente sempre viu o maluco do Hitler fazer. Pelo contrario, alemaes falam muito manso e ate meio monotonicos. Dependendo do tipo de conversa ou da pessoa acaba ate ficando um tedio! :P Pois bem, no Brasil temos um jeito muito mais dinamico e ate informal de apresentar trabalhos. Ai bateu a inseguranda em relacao a compatibilidade de jeitos aqui. Sera que da pra apresentar desse jeito aqui sem ninguem torcer o nariz? Bem, na duvida eu mantive um meio termo que parece ter funcionado. Mas que essa ansiedade me rendeu uns bons frio na barriga, ah rapaz!



Como o timing alemao nao podia ser melhor (ou pior!), hoje vindo pra TUM ja nervosa por causa da apresentacao, estou eu la andando de bicicleta na ciclovia quando um policial me manda parar. Comecou a falar um monte de coisa em alemao ate que eu entendi que ele tava dizendo que eu estava andando do lado errado da ciclovia e por isso ele queria me multar em 40 euros. 40 euros!! Tentei argumentar algo em alemao mas tava meio complicado ate que eu resolvi trocar pra ingles (e perguntei, logicamente, se ele entendia pro cana nao ficar ainda mais irado com meu "crime"!). Falei que nao sabia dessa regra, que eu era nova na cidade e repeti com ele qual era o jeito certo de andar de bicicleta em Munique (sempre na faixa da direita!!). Depois de eu tentar me justificar por mais alguns momentos o ilustre guardinha finalmente se compadeceu e me deixou ir sem multa! Caraca!! Surreal!

Os proprios alemaes aqui ja falaram que a policia praticamente nao tem o que fazer (nao tem crime nessa cidade!!) entao eles ficam fiscalizando essas coisinhas bobas. O cara tava todo uniformizado e levando muitissimo a serio o trabalho de ficar de olho na ciclovia. Impressionante.

PS: algumas coisas a ressaltar aqui... 1) esse "jeito alemao" muito me foi alertado antes de eu vir pra ca mas mesmo assim eh estranho vivenciar; 2) existem sim alemaes gente boa!; 3) na verdade os alemaes sao gente boa, vc so tem que entende-los!; 4) ou nao!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Flash Mob, Oprah e Black Eyed Peas!

Muito louco esse flash mob! Muuuita gente! Mais de 20 mil pessoas! Achei muito legal! E olha que eu nem gosto de Black Eyed Peas! E a Oprah freaking out vendo tudo aquilo é priceless. :P



Wow!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jeito alemao...

Jeito alemao de comemorar o aniversario de 40 anos do orientador...

Estranho, muito estranho.

Ja vou chegar na comemoracao de hoje... Mas antes, uma contextualizacao.

Aqui na Alemanha existe uma diferenciacao muito forte de tratamento formal e informal. Ai de vc se arriscar um informal (chamar pelo primeiro nome, se referir como "du" - tu/voce - e otras cositas mas...) com uma pessoa desconhecida ou que vc nao tenha intimidade, principalmente se essa pessoa for mais velha ou seu vizinho ou alguem em servico ou, em particular, seu chefe.

Pra gente que vem do Brasil eh beeem estranho ver como as pessoas se tratam aqui. Existe uma regra toda de formalidade a ser seguida. Ninguem vai mandar te decapitar se vc chamar pelo primeiro nome mas tem pessoas que se ofendem mesmo. Contato fisico entao? Xiii... abraco entao so se vc ja conhecer a pessoa ha algum tempo ou se a pessoa for "globalizada". Novamente, das situacoes que presenciei, ninguem nunca recusou um abraco mas ja vi a pessoa alema ficar meio sem graca e sem saber o que fazer quando alguem (latinos principalmente!) vem chegando pra um amplexo. Nao eh uma situacao confortavel pra ninguem. Na duvida, so estenda a mao.


Entao, voltando a situacao do aniversario... meu orientador parece um cara tranquilo, gente boa apesar de ser sempre formal e se manter na hierarquia de professor. Ou seja, tratamento formal sempre!

Nesse ultimo mes foi aniversario de 40 anos dele e os doutorandos resolveram dar um presente. A ideia toda nem tem nada de extraordinario... resolveram dar uma garrafa de whisky e uma fotos 3D ("Anaglyph", daquela que se usa oculos com lentes vermelha e azul) da gente desejando feliz aniversario. E hoje pra comemorar tinha um bolo (esse negocio do bolo no aniversario eh de praxe aqui na universidade mas geralmente que traz o bolo pra eh o aniversariante). Ate ai, super normal. A questao eh que ficou todo mundo em volta da mesa da copa (quase em forma) pra dar os presentes e oferecer o bolo. Rolou um discursinho e a entrega e todo mundo la de pe naquele climao meio tenso. Todo mundo com o bolo na mao ja e mais um discursinho do professor. Depois disso, comemos o bolo (tava bom! doces em geral na Alemanha sao otimos sem serem muito açucarados) e ficamos la. Em pe. Quase em silencio. O professor ficava conferindo qq coisa nos presentes e todos la naquele jeito sem jeito. O professor lia o rotulo da garrafa e falava um qq coisa, todos riam e silencio mortal depois. Alguem se arriscava a falar um qq coisa depois, as pessoas riam, silencio cortante depois. O professor conferia a foto com os oculos coloridos, falava um qq coisa e depois rolava o fatidico silencio. Ninguem saia do lugar, ninguem conversava, niguem comia (o bolo tinha acabado). Serio. Isso se estendeu por uns 15 minutos. Desse jeito. Pertubador...

What the hell...

Tem coisas aqui nessa terra que eu ainda nao entendo...

Update: vale uma lida nesse texto. Eh extenso mas interessante. Uma avaliacao oficial do comportamento alemao. (e pra quem se interessar tem tb algo sobre o comportamento frances logo depois)

Carcassonne, Bang, Citadels, San Juan e Race for the Galaxy

Como tinha falado antes, tinha comprado tres jogos na Amazon e ainda ganhei mais dois do Mintsu! Massa! Agora estou cheia de distracoes, so falta achar o grupo da jogatina! :P

Resumo dos ultimos dias e dos jogos utilizados...

- 5a-feira: eu e Maira jogamos Citadels pra Maira aprender (regras aqui). Esse eh o unico dos 5 jogos que esta em ingles (os outros estao em alemao). Descobri que da pra jogar so com 2 pessoas (com uma dinamica diferente, claro). Com 2 pessoas nao eh tao emocionante como com 6 ou 7 pessoas mas eh bom pra ensinar/aprender. Pra quem nao conhece Citadels, vou resumir bem grosseiramente... A cada rodada as pessoas escolhem personagens novos ("assassino", "ladrao", "mercador", "rei", "bispo", "arquiteto"...) e cada personagem tem uma habilidade diferente. O objetivo do jogo eh construir uma cidade de 8 distritos. Cada distrito eh uma carta e cada carta tem um certo preco. Algumas dessas cartas tem ate "poderes" que auxiliam durante o jogo. Estou tb com a expansao mas ainda nao usei no jogo pra nao confundir os novos participantes. :)
Conclusao: Citadels vai sempre morar no meu coracao! O jogo eh muito bem feito, depois de entender o espirito da coisa o jogo flui que eh uma beleza. O jogo eh altamente interativo (suas jogadas podem interferir diretamente na dos outros), da pra ser jogado de 2 a 7 pessoas, e o resultado eh geralmente meio imprevisivel ate o final da partida.

Citadels

- 6a feira: eu e Maira jogamos Carcassonne pra eu aprender (regras em ingles aqui). O jogo tem uns cartoes com ilustracoes de terrenos como "campo", "estrada", "feldo" ou "monasterio". Cada jogador pega aleatoriamente um cartao desses na sua vez e deve colocar na mesa formando um mapa. Os cartoes devem sempre dar continuidade ao mapa (nao pode grudar uma "estrada" no "campo", por exemplo) e o jogador pode (ou nao) colocar uma pecinha pra indicar posse de um desses terrenos do cartao recem colocado. A pontuacao eh feita em tempo real (e tb ao final do jogo) o que deixa tudo bem dinamico.
Conclusao: o jogo eh bem facil de entender, eh bem feito, nao exige idioma algum ja que tudo eh feito na base da ilustracao (ufa!), eh relativamente rapido e da pra jogar de 2 a 5 pessoas. E ao contrario de alguns outros jogos, fazer uma partida com 2 pessoas nao deixa nada a desejar!

Carcassonne

- sabado: juntamos mais duas colegas (Ana e Siri) em casa e jogamos Bang. Expliquei a regra (em ingles aqui) e com o comeco da partida todas foram pegando o espirito da coisa. Jogamos 4 partidas variando o xerife de posicao. A ultima partida ficou tensa num mano-a-mano entre o xerife e o renegado mas o xerife (Maira) levou a melhor! :) Como o jogo esta em alemao, imprimi uma "cola" em ingles explicando as habilidades dos personagens e essa eh basicamente a unica leitura realmente exigida ja que as outras cartas sao meio auto-explicativas (ufa de novo!). Pra quem nao conhece Bang, o jogo tem geralmente quatro papeis: xerife, vice-xerife, bandido e renegado. Cada papel tem uma missao (bandido precisa eliminar o xerife, o vice-xerife precisa ajudar o xerife a matar os bandidos e renegado, e o renegado precisa eliminar todo mundo) e somente o xerife eh conhecido publicamente. Joga-se com cartas que te permitem atirar, defender tiros, mandar pessoas pra prisao, tomar cerveja (pra recuperar vidas), jogar uma dinamite (que pode tirar vidas de qq um, mesmo quem colocou a dinamite em jogo! hehe) e por ai vai... O jogo veio com todas as expansoes mas ainda tenho que aprender a usa-las.
Conclusao: o jogo eh muito divertido e interativo! O unico aspecto negativo eh o fato das pessoas serem eliminadas durante o jogo (o que eh ruim pra quem sai, logico). Bang pode ser jogado normalmente de 4 a 7 pessoas (apesar que com 4 nao se joga com o vice-xerife entao o blefe nao funciona).

Bang

- domingo: eu e Maira resolvemos aprender o San Juan juntas. Caçamos as regras em ingles (extremamente necessarias!) nao pelo jogo ser dificil (nao eh!) mas pela quantidade de cartas que possuem texto explicando os respectivos "poderes". Impossivel lembrar de todas! Cada pessoa escolhe um personagem na sua vez (construtor, produtor, mercador, prefeito ou garimpeiro) e isso dita a fase para todos os participantes, ou seja, se o jogador escolheu o construtor, todos podem construir mas o jogador que escolheu o construtor tem certos privilegios. Durante o jogo eh possivel construir pagando com as cartas da mao. Para se conseguir mais cartas (que sao usadas tanto como dinheiro como opcoes para serem construidas) pode-se escolher outros personagens (garimpeiro ou mercador, por exemplo). O objetivo do jogo eh contabilizar mais pontos no final (baseado nas cartas construidas).
Conclusao: o jogo eh legal, exige um tanto de visao estrategica, depois de aprender a dinamica a coisa fica bem simples (apesar de ter que acostumar com as fases). O unico aspecto negativo eh o jogo nao ter interacao direta (so indireta com a escolha dos personagens) entao nao fica tao emocionante mas fora isso eh um jogo muito interessante! :)

San Juan

- ?: o proximo e ultimo da lista eh o Race for the Galaxy. Achei as regras em ingles e pelo que estava lendo no Wikipedia ele eh similar ao San Juan. Quando eu entender e jogar esse daqui, escreverei sobre ele. ;)

Race for the Galaxy

Caso alguem tenha achado "meio complexo" pelas minhas explicacoes mal dadas, lembro vcs que a maioria desses jogos tem uma idade recomendada a partir de 10 ou 12 anos, ou seja, sao bem tranquilos de aprender. Eu altamente recomendo esse tipo de jogo (fiquei fã mesmo!) pois eh diversao garantida. Otima desculpa pra reunir os amigos, comer besteira e encher a cara de coca-cola.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Utensilios domesticos, livros, jogos e Adam Lambert

Maira voltou do Brasil! Yey! \o/
Hoje eh aniversario do meu pai! Yey! \o/
Fiz umas compras na Amazon ontem. Yey! \o/

Encomendei aspirador de po (muita poeira em casa! e varrer joga metade dela no ar!), liquidificador (ampliando horizontes na cozinha!), livros (Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass, The Book Thief, To Kill a Mockingbird e The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society), jogos de carta/tabuleiro (Citadels, Bang e Carcassonne). Eh lindo poder comprar isso e receber em casa 2 dias depois. Nao eh a toa que ser consumista hoje em dia eh mais facil que antigamente, nao precisa nem sair de casa!


Conversando com um pessoal por email acabei lembrando do Adam Lambert, camarada que participou do American Idol desse ano. O cabra eh muito bom. Estou curiosa com o futuro album dele... Essa versao de Mad World ficou fantastica.

Blog Widget by LinkWithin