segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Carcassonne, Bang, Citadels, San Juan e Race for the Galaxy

Como tinha falado antes, tinha comprado tres jogos na Amazon e ainda ganhei mais dois do Mintsu! Massa! Agora estou cheia de distracoes, so falta achar o grupo da jogatina! :P

Resumo dos ultimos dias e dos jogos utilizados...

- 5a-feira: eu e Maira jogamos Citadels pra Maira aprender (regras aqui). Esse eh o unico dos 5 jogos que esta em ingles (os outros estao em alemao). Descobri que da pra jogar so com 2 pessoas (com uma dinamica diferente, claro). Com 2 pessoas nao eh tao emocionante como com 6 ou 7 pessoas mas eh bom pra ensinar/aprender. Pra quem nao conhece Citadels, vou resumir bem grosseiramente... A cada rodada as pessoas escolhem personagens novos ("assassino", "ladrao", "mercador", "rei", "bispo", "arquiteto"...) e cada personagem tem uma habilidade diferente. O objetivo do jogo eh construir uma cidade de 8 distritos. Cada distrito eh uma carta e cada carta tem um certo preco. Algumas dessas cartas tem ate "poderes" que auxiliam durante o jogo. Estou tb com a expansao mas ainda nao usei no jogo pra nao confundir os novos participantes. :)
Conclusao: Citadels vai sempre morar no meu coracao! O jogo eh muito bem feito, depois de entender o espirito da coisa o jogo flui que eh uma beleza. O jogo eh altamente interativo (suas jogadas podem interferir diretamente na dos outros), da pra ser jogado de 2 a 7 pessoas, e o resultado eh geralmente meio imprevisivel ate o final da partida.

Citadels

- 6a feira: eu e Maira jogamos Carcassonne pra eu aprender (regras em ingles aqui). O jogo tem uns cartoes com ilustracoes de terrenos como "campo", "estrada", "feldo" ou "monasterio". Cada jogador pega aleatoriamente um cartao desses na sua vez e deve colocar na mesa formando um mapa. Os cartoes devem sempre dar continuidade ao mapa (nao pode grudar uma "estrada" no "campo", por exemplo) e o jogador pode (ou nao) colocar uma pecinha pra indicar posse de um desses terrenos do cartao recem colocado. A pontuacao eh feita em tempo real (e tb ao final do jogo) o que deixa tudo bem dinamico.
Conclusao: o jogo eh bem facil de entender, eh bem feito, nao exige idioma algum ja que tudo eh feito na base da ilustracao (ufa!), eh relativamente rapido e da pra jogar de 2 a 5 pessoas. E ao contrario de alguns outros jogos, fazer uma partida com 2 pessoas nao deixa nada a desejar!

Carcassonne

- sabado: juntamos mais duas colegas (Ana e Siri) em casa e jogamos Bang. Expliquei a regra (em ingles aqui) e com o comeco da partida todas foram pegando o espirito da coisa. Jogamos 4 partidas variando o xerife de posicao. A ultima partida ficou tensa num mano-a-mano entre o xerife e o renegado mas o xerife (Maira) levou a melhor! :) Como o jogo esta em alemao, imprimi uma "cola" em ingles explicando as habilidades dos personagens e essa eh basicamente a unica leitura realmente exigida ja que as outras cartas sao meio auto-explicativas (ufa de novo!). Pra quem nao conhece Bang, o jogo tem geralmente quatro papeis: xerife, vice-xerife, bandido e renegado. Cada papel tem uma missao (bandido precisa eliminar o xerife, o vice-xerife precisa ajudar o xerife a matar os bandidos e renegado, e o renegado precisa eliminar todo mundo) e somente o xerife eh conhecido publicamente. Joga-se com cartas que te permitem atirar, defender tiros, mandar pessoas pra prisao, tomar cerveja (pra recuperar vidas), jogar uma dinamite (que pode tirar vidas de qq um, mesmo quem colocou a dinamite em jogo! hehe) e por ai vai... O jogo veio com todas as expansoes mas ainda tenho que aprender a usa-las.
Conclusao: o jogo eh muito divertido e interativo! O unico aspecto negativo eh o fato das pessoas serem eliminadas durante o jogo (o que eh ruim pra quem sai, logico). Bang pode ser jogado normalmente de 4 a 7 pessoas (apesar que com 4 nao se joga com o vice-xerife entao o blefe nao funciona).

Bang

- domingo: eu e Maira resolvemos aprender o San Juan juntas. Caçamos as regras em ingles (extremamente necessarias!) nao pelo jogo ser dificil (nao eh!) mas pela quantidade de cartas que possuem texto explicando os respectivos "poderes". Impossivel lembrar de todas! Cada pessoa escolhe um personagem na sua vez (construtor, produtor, mercador, prefeito ou garimpeiro) e isso dita a fase para todos os participantes, ou seja, se o jogador escolheu o construtor, todos podem construir mas o jogador que escolheu o construtor tem certos privilegios. Durante o jogo eh possivel construir pagando com as cartas da mao. Para se conseguir mais cartas (que sao usadas tanto como dinheiro como opcoes para serem construidas) pode-se escolher outros personagens (garimpeiro ou mercador, por exemplo). O objetivo do jogo eh contabilizar mais pontos no final (baseado nas cartas construidas).
Conclusao: o jogo eh legal, exige um tanto de visao estrategica, depois de aprender a dinamica a coisa fica bem simples (apesar de ter que acostumar com as fases). O unico aspecto negativo eh o jogo nao ter interacao direta (so indireta com a escolha dos personagens) entao nao fica tao emocionante mas fora isso eh um jogo muito interessante! :)

San Juan

- ?: o proximo e ultimo da lista eh o Race for the Galaxy. Achei as regras em ingles e pelo que estava lendo no Wikipedia ele eh similar ao San Juan. Quando eu entender e jogar esse daqui, escreverei sobre ele. ;)

Race for the Galaxy

Caso alguem tenha achado "meio complexo" pelas minhas explicacoes mal dadas, lembro vcs que a maioria desses jogos tem uma idade recomendada a partir de 10 ou 12 anos, ou seja, sao bem tranquilos de aprender. Eu altamente recomendo esse tipo de jogo (fiquei fã mesmo!) pois eh diversao garantida. Otima desculpa pra reunir os amigos, comer besteira e encher a cara de coca-cola.

5 comentários:

renan disse...

Poxa, to com saudade desses joguinhos. Até tem quem jogue aqui, mas é o mesmo grupo do RPG, então quando a gente se reúne, é pro RPG.

Boa diversão.

anaraves disse...

Gente... pensei que só aqui em casa tinha essas jogatinas, heheheheh.
Aqui a gente joga muito Kolonisten, que a Luiza ganhou da irmã na Holanda. Em inglês: Settlers Of Catan.

Fernanda disse...

Poxa Renan,"vareiem" um pouco aí esse RPG! :)

Ana! Que coincidência! Esse jogo que vc falou é conhecido aqui como Siedler von Catan e já ouvi váaaarias pessoas falando nele! Toda vez que eu falava em jogo de cartas alguém me perguntava se era Siedler. É divertido esse jogo? Interativo e emocionante? Dê aí seu parecer... ;)

anaraves disse...

É bem interessante. Só acho ruim, que às vezes demora muito. Mas basicamente você tem que construir casas, ruas e vilas até um limite de pontos para ganhar. Para construir você tem que ganhar matérias primas, dependendo do local onde você já construiu outras casas. O mais legal que eu acho é que o livre comércio vale, ou seja, você pode trocar as matérias primas com os adversários. É bem legal! Nas nossas "reuniões familiares" geralmente rola. No orkut, nas fotos do meu aniversário tem uma foto da galera jogando. :)

Fernanda disse...

Ow, gostei desse troco. To achando que esse sera o proximo da lista pra comprar. ;)

Blog Widget by LinkWithin