quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Almoco internacional

Fato curioso. Estava eu almocando sozinha tranquilamente na Mensa (restaurante universitario da TUM) quando, Peter Finger, um alemao responsavel pela divulgacao da rede alumni da TUM passa pela minha mesa pra comentar desse programa. Coincidentemente eu ja conhecia o Peter de uma das reunioes do Eubranex (o programa que me da a bolsa de estudos) e ele curiosamente eh fluente em portugues. Nos reconhecemos e ficamos trocando uma ideia la sobre esse programa de mentor/mentee que visa orientar e expandir a rede de contatos principalmente dos ex- e atuais alunos da TU.



No meio da nossa conversa, um colega indiano, Rahul, aparece. Ele eh um dos poucos conhecidos meus aqui que vai almocar num horario decente e nao 11:30 que nem meus colegas alemaes do Instituto. Antes de meio-dia pra mim ainda esta na categoria de cafe-da-manha! Enfim.

O Peter vai embora e ficamos eu e o Rahul conversando. De repente, nao mais que de repente, o Rahul cumprimenta um colega que acaba sentando na mesa com a gente. Esse colega, Anni (nao sei se eh assim que escreve), vem do Iraque. Ficamos la nos tres proseando. Camaradas gente boa.

Papo vai, papo vem e outro colega do Rahul aparece e senta tb na nossa mesa. Pra completar o quarteto globalizado, o quarto integrante vem da Tunisia (mas nao me recordo o nome dele agora).

Incrivel como o papo fluiu bem. O Anni ta terminando o mestrado, assim como o Rahul. O tunisiano trabalha no institudo de tecnologias medicas na TUM e tb da aulas por aqui.

So fazendo uma observacao aqui: inicialmente, somente o Rahul conhecia todas as pessoas. Entre todos os outros participantes, ninguem nunca tinha se visto antes. Mas foi fantastico como o papo casual correu a vontade. O contraste com os alemaes eh incrivel. Mas ok, vou parar de falar "mal" dos colegas germanicos, como falei antes, eles nao sao mas pessoas, a gente so tem que entrar no ritmo deles (ou vice-versa :P).

4 comentários:

Merinha disse...

Olá, Fernanda!

Encontrei seu blog graças ao novo guru da humanidade "Sir Google", tava procurando um blog que oferecesse dicas de mochilão pela Europa e de repente... Encontrei teus escritos. Estou por aqui e lendo boa parte deles e gostando muito! Estou fazendo o mestrado no Brasil e vou a Alemanha em dezembro pela primeira vez, visitar amigas e amigos que fiz pela internet e tentar me aproximar do sonho de fazer um doutorado por aí. Imagino que te ler vai ser um bom combustível para esse sonho. Bjinhos!

Fernanda disse...

Oi Merinha! Então, que bom que a leitura está sendo proveitosa! :) Dou a maior força pra sua idéia de tentar estudar fora do país. Dá uma outra perspectiva sobre tudo!

Pena que meu mochilão acadêmico tá mais pra acadêmico que mochilão. Não viajei nada aqui ainda. Em um futuro próximo, quem sabe?!

Rogerio Richa disse...

EEEEEEEEEi! esse tunisiano é o Selim Benhimane! éh o cara que desenvolveu o ESM! fala pra ele que eu faço uma tese no LIRMM com o Walid Zarrad, que foi colega dele de primario!!!

Mundo pequeno ;)

Fernanda disse...

hahahaha Po Rogerio! Mundo pequenissimo!

Eu to tendo mais contato com o Rahul e o Anas (e nao Anni) agora ja que ambos engrenaram o doutorado por aqui. Mas caso eu encontre o Selim, falarei de vc. Ele te conhece tb??

Blog Widget by LinkWithin